Isso me soa estranho desde que me entendo como pessoa. Não conseguia conceber como abstrair uma personificação dando origem a tudo o que existe, e mais. Inclusive a si mesmo. Como poderia ser?
Com o passar do tempo notei que isso é bastante natural para muitas pessoas, mesmo que a diversidade de religiões e divindades seja bastante grande.
O que faz com que pessoas criem divindades? Por que elas diferem tanto entre si? Como as crenças, costumes, tradições e hábitos de um determinado grupo molda a cultura em que estão inseridos? Como os grupos de poder se utilizam da religião para manutenção da ordem vigente? O oposto é possível?
São muitas questões.
É esperado buscar explicações para eventos naturais quando sua sobrevivência depende deles; nós buscamos agir sobre o mundo e ter algum controle sobre ele: foi assim que me ensinaram ter surgido as divindades, mas não sei se concordo com isso.
Geertz diz que a sociedade, a cultura, e o próprio ser-humano, surgem concomitantemente, sendo parcelas de um mesmo processo, já que o que nos define como seres humanos é também a própria cultura e organização social. Essas divindades então refletiriam o que cada sociedade valoriza e considera importante, e o contrário também, e como e por quê.
O vikings, por exemplo, eram guerreiros. Apenas os guerreiros mortos em batalha teriam acesso, depois da morte, a Valhala, o que era uma honra incrível.
Para os católicos apostólicos romanos, quem leva uma vida comedida, sem excessos e através da busca da expiação dos pecados, sejam quais forem as formas de conseguir isso, teria acesso ao "reino dos céus", partindo do pressuposto de que todos são pecadores. Principalmente as mulheres.
Seria a religião exclusivamente uma forma de expressão do poder e manutenção de determinada ordem?
Cada religião expressa os mesmos anseios que qualquer outra, através de suas crenças e rituais?
Como a religião faz-se a identidade de um grupo?
Como as crenças compõe a identidade de alguém? Por que algumas pessoas sentem tanta necessidade de se identificar com uma religião, e se sentem tão confortáveis com suas crenças e outras são absolutamente avessas a isso?
Para ilustrar e divertir, mais divertir do que ilustrar, deixo um vídeo abaixo: A Saga de Biorn
https://www.youtube.com/watch?v=KN9RHqF-KDQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário